10 Benefícios do Chá de Alecrim, como fazer, quais seus efeitos colaterais - Dieta do Ovo

10 Benefícios do Chá de Alecrim, como fazer, quais seus efeitos colaterais

O chá de alecrim é uma bebida quente e reconfortante, os Benefícios do Chá de Alecrim são inúmeros e provavelmente você não sabia que precisava até agora. Tudo que você precisa é de dois ingredientes para fazer isso!

O alecrim é uma planta nativa da região mediterrânea e o nome cientifico desta planta é Salvia Rosmarinus. Você pode usar o alecrim de muitas formas diferentes, inclusive como tempero, erva seca, óleo essencial, extrato em pó ou chá. 

O alecrim chamou a atenção por causa dos seus benefícios para a saúde e conter antioxidantes – compostos que podem proteger contra a inflamação e certas doenças inflamatórias. 

Quais os Benefícios do Chá de Alecrim?

  • Melhora a respiração
  • Melhora a digestão
  • Melhora a elasticidade da pele
  • É um Analgésico natural
  • Melhora a memória
  • Melhora o sistema imunológico
  • Elimina a caspa
  • Funciona como repelente de insetos
  • Torna o cabelo mais espesso
  • Alivia os sintomas da artrite

Melhora a respiração

Como conhecemos e amamos o alecrim por seu cheiro, não é surpresa que seja usado no combate à halitose. Se você não consegue colocar as mãos em uma bala de hortelã, experimente mastigar um pouco de alecrim enquanto isso.

Melhora a digestão

Os óleos do alecrim são muito benéficos para o trato digestivo. O alecrim pode aliviar a azia e aliviar os gases intestinais e o inchaço. Isso ocorre porque o alecrim é um anti-inflamatório e a inflamação é uma causa comum de dor de estômago. 

Melhora a elasticidade da pele

o Alecrim é um ótimo remédio caseiro para rugas. Funciona para melhorar e restaurar a elasticidade da pele. Apertando a pele, as rugas parecem desaparecer. 

Faça um tônico facial anti-rugas faça você mesmo, combinando 3/4 xícara de água, 1 fonte de alecrim e 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã. 

Aplique o toner com um pano macio após lavar o rosto de manhã e à noite. O alecrim também pode ajudar a curar queimaduras solares, diminui os poros e remove o excesso de óleo da pele.

É um Analgésico natural

Você ficou sem aspirina? Não se preocupe – se você tiver algum alecrim no armário, ele pode servir como substituto. Por causa de suas propriedades anti inflamatórias, o alecrim é conhecido como uma cura para dores de cabeça. Estudos mostraram que o alecrim pode até ser mais forte do que o paracetamol.

Melhora a memória

Foi William Shakespeare que tornou esta erva famosa. Em Hamlet, Ophelia afirma que “o alecrim é para ser lembrado”, e ela estava certa! 

Está provado que melhora a função cognitiva e a memória em até 75%. Você nem mesmo precisa se administrar com ele – dizem que simplesmente cheirá-lo evita a perda de memória.

Melhora o sistema imunológico

Existe alguma coisa que esta erva não pode fazer? Além de melhorar a memória e refrescar o hálito, também melhora a saúde imunológica. 

Ele melhora a circulação sanguínea, evita a deterioração da visão e tem sido usado para retardar o crescimento de tumores cancerígenos . Lembre-se de que o alecrim é poderoso, então certifique-se de manter as doses baixas.

Elimina a caspa

Você encontrará alecrim como ingrediente em muitos xampus para caspa, e há uma boa razão para isso! Tem propriedades antibacterianas que retiram toda a pele seca que se acumula no couro cabeludo. 

Uma máscara capilar feita com a erva pode interromper a superprodução de óleos (que causa queda de cabelo) e perder a coceira.

Funciona como repelente de insetos

Os mosquitos são um pesadelo no verão, mas você não precisa enfrentar as picadas para chegar ao armazém para borrifar. Você pode fazer isso com ingredientes da sua cozinha, um deles é o alecrim. Combine uma xícara de alecrim seco e um litro de água fervente, e você é o pior inimigo do mosquito. (E você vai cheirar bem!)

Torna o cabelo mais espesso

Muitos óleos podem fazer maravilhas pelo seu cabelo. O alecrim tem um uso diferente. O alecrim irrita a pele, o que, no caso do couro cabeludo, é bom. A pele irritada significa mais circulação sanguínea, e isso pode levar a um crescimento de pêlos mais espesso e mais rápido.

Alivia os sintomas da artrite

Mencionamos que o alecrim funciona como uma cura para dores de cabeça, mas, como um anti inflamatório, também é ótimo para dores musculares e saúde articular. A artrite crônica pode ser aliviada com uma dose baixa regular de alecrim. É importante não tomar muito, porque doses mais altas do que as recomendadas esta erva poderosa pode causar efeitos colaterais graves.

Quais as Contra indicações do chá de alecrim?

Embora os usuários alegam os muitos benefícios do alecrim, ele apresenta alguns riscos se você usar muito – e algumas pessoas precisam agir com cautela.

Se você estiver tomando algum dos seguintes tipos de medicamentos abaixo, converse com seu médico antes de adicionar alecrim à sua dieta porque ele pode funcionar de maneira semelhante aos medicamentos abaixo e levar a efeitos colaterais indesejados ou mesmo graves:

Anticoagulantes – um tipo de medicamento que dilui o sangue. A heparina e a varfarina são anticoagulantes comumente prescritos. Há algumas evidências que sugerem que o uso de alecrim por um longo prazo pode dificultar a coagulação do sangue , o que pode causar hematomas e sangramentos mais frequentes se tomado em combinação com anticoagulantes. 

Inibidores da ECA – que são usados ​​para tratar a hipertensão. Algumas marcas comuns incluem Monopril e Prinivil . Descobriu-se que as substâncias do alecrim se ligam à mesma molécula que esses medicamentos.

Os diuréticos – são usados ​​para aumentar a micção e ajudar a livrar o corpo de fluidos extras. Você pode ser aconselhado a usar um diurético para doenças renais ou cardíacas. Alguns exemplos comuns de diuréticos incluem Lasix e Diamox. 

Um estudo com ratos de 2000 descobriu que o alecrim pode ter um efeito diurético, razão pela qual você pode ver avisos para não misturá-lo com medicamentos diuréticos, porque você pode aumentar o risco de desidratação e outros efeitos colaterais. 

Lítio – que é usado para tratar os sintomas do transtorno bipolar. Os potenciais efeitos diuréticos do Chá de Alecrim são o motivo pelo qual os profissionais de saúde às vezes alertam contra a mistura dos dois, pois isso pode levar a níveis anormalmente elevados de lítio no corpo.

Você também pode evitar o alecrim em forma de suplemento durante a gravidez. Embora pequenas quantidades de alecrim usadas na comida não sejam consideradas perigosas, não se sabe o suficiente sobre o alecrim em forma de suplemento e suas potenciais interações em mulheres grávidas e amamentando. 

Ao comprar alecrim como óleo essencial ou extrato em pó, leia o rótulo para verificar se há testes de terceiros. Isso ajuda a garantir que o produto não contenha contaminantes como metais pesados. Você pode saber se um produto passou por testes de terceiros procurando um selo de certificação. 

O alecrim é seguro quando tomado em doses baixas, mas se consumido em doses muito grandes pode causar efeitos colaterais graves, como vômitos, espasmos ou até edema pulmonar. Consulte o seu médico antes de incorporar o alecrim à sua dieta.

Como preparar o Chá de Alecrim?

O chá de alecrim é uma bebida quente perfumada que você pode fazer em casa, sem comprar saquinhos de chá caros. Depois de experimentar, você vai se apaixonar!

Ingredientes

  • 2 raminhos de alecrim fresco
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo

Misture o alecrim e a água em uma panela e leve para ferver. Abaixe o fogo e deixe ferver suavemente por 1 a 5 minutos. Quanto mais tempo para cozinhar, mais potente será o sabor do alecrim.

Quando terminar de ferver, use uma escumadeira para remover o alecrim e quaisquer folhas que possam ter caído.

Despeje o chá coado em 2 canecas e sirva. Se você está cozinhando para apenas 1, gosto de guardar a outra metade do chá em um recipiente hermético na geladeira e servir como chá gelado mais tarde! Ou você pode reaquecer para uma bebida quente.

Tabela nutricional do chá de alecrim

Nutrientes calorias % VD (*)
Calorias (valor energético) 16,51 kcal 0,83%
Carboidratos líquidos 1,15 g
Carboidratos 2,56 g 0,85%
Proteínas 0,20 g 0,07%
Gorduras totais 0,61 g 1,11%
Gorduras saturadas 0,00 g 0,00%
Fibra alimentar 1,41 g 5,65%
Sódio 0,00 mg 0,00%

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

dietaedietas.com.br

Deixe um comentário