5 opções de lanches gostosos e que turbinam o emagrecimento - Dieta do Ovo

5 opções de lanches gostosos e que turbinam o emagrecimento

A parte mais cansativa de seguir uma dieta talvez seja, justamente, as restrições às quais seremos submetidos durante o processo. A definição de “regime”, por si só, já vem com o peso e a responsabilidade de abdicar do prazer das refeições.

Porém, o que devemos ressaltar – e que para alguns ainda seja uma novidade – é a possibilidade de fazer um planejamento alimentar sem grandes sofrimentos. Alcançar uma rotina mais flexível, e ainda assim visando emagrecimento, exige alguns cuidados com as quantidades que cada indivíduo pode ingerir, algo que varia de pessoa para pessoa.

Esse “cardápio” deve ser criado de modo que o momento de se alimentar torne-se algo memorável.

Veja, abaixo, sugestões de alimentos saborosos que, encaixados em uma rotina saudável, trazem benefícios ao emagrecimento:

Cuscuz
Uma xícara de cuscuz tem aproximadamente 176 calorias. Esse valor calórico é muito reduzido em comparação a outros lanches, como a tapioca, o arroz integral ou a quinoa, que podem apresentar até 220 calorias para cada xícara.

O quitute agrada o paladar de muitos brasileiros. Acrescentando outras fontes de nutrientes, como aveia, coentro ou tomate, você ainda irá aumentar o teor de fibras e vitaminas, e ficar mais saciado.

Pipoca
Quando elaborada de maneira natural e sem adição de gorduras, a pipoca pode ser uma excelente opção. Estudos já revelaram que ela é rica em fibras, antioxidantes, ácido fólico, magnésio e vitaminas B1 e B2.

De acordo com cientistas da University of Scranton, nos Estados Unidos, a quantidade de polifenóis – antioxidante – encontrada em cerca de 20 gramas de pipoca representa, em média, 13% do consumo diário recomendado dessa substância. Quer incentivo melhor?

Açaí
Seguindo a mesma linha da pipoca, o açaí natural e sem adição de xaropes é um alimento altamente nutritivo, repleto de antioxidantes e capaz de ajudar na perda de peso. Além dos polifenóis, ele contém antocianinas que agem como antioxidantes e contribuem para regular os níveis de colesterol. Por fim, é rico em fibras. Ou seja: te deixará cheio por mais tempo.

Batata inglesa
A batata é um alimento bem versátil. Rica em vitamina C e fibras, pode ser degustada numa quantidade maior que o arroz, por exemplo, se feita cozida. Enquanto 100g de arroz branco tem aproximadamente 132 calorias e 28g de carboidrato; em 210g de batata inglesa há, em média, 110 calorias, sendo 25g de carboidrato.

Morango
Fruta tropical, o morango pode ser aproveitado de diversas formas e apresenta diversos benefícios ao organismo. Com ação anti-inflamatória, antioxidante, e abundante em vitamina C e antocianinas (boas para a saúde do coração), ele ainda “ostenta” as já citadas fibras, garantindo saciedade. Como uma sobremesa, 5 morangos somados a uma colher de leite condensado supre a vontade de doce – e com somente 100 calorias.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica



www.metropoles.com

Deixe um comentário