Afinal, é saudável comer ovos todos os dias? Especialistas respondem - Dieta do Ovo

Afinal, é saudável comer ovos todos os dias? Especialistas respondem

Versáteis e econômicos, os ovos fazem parte da dieta básica de boa parte da população brasileira. Com o aumento do preço da carne, o consumo do alimento cresceu bastante como uma fonte de proteína alternativa. Contudo, ao longo dos anos, ele ganha sempre um novo personagem – de mocinho ou de vilão na vida alimentar. Diante de tanta polêmica, afinal, comer ovo todos os dias faz mal à saúde?

De acordo com nutricionistas e estudos recentes, a resposta é: não — e pode até trazer vários benefícios para o organismo quando aliado à dieta saudável. O alimento contribui para o ganho de massa muscular, faz bem para a pele, para os ossos e previne doenças nos olhos, por exemplo.

O ovo é uma proteína de alto valor nutricional, por ser uma rica fonte de vitamina A, D, E, B12, além da leucina, um aminoácido importante para a construção muscular – daí vem a presença marcante do alimento nas dietas de quem quer ganhar massa magra. Essas vitaminas e os sais minerais estão contidos na gema, que de vilã não tem nada.

Porém, por muito tempo o ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde. A razão? Além de todos esses nutrientes e vitaminas, a gema também é rica em colesterol. Estudos recentes, no entanto, refutam a tese que isso seria prejudicial ao organismo. Na verdade, o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.

A verdadeira recomendação, segundo a nutricionista Rachael Hartley, “é prestar atenção às gorduras saturadas, gorduras trans e açúcares adicionados, que parecem ter um papel mais importante para contribuir no surgimento de uma doença cardíaca”, disse a expert ao portal Insider.

0

Clara x Gema

Mesmo que os ovos não sejam mais considerados uma escolha prejudicial, alguns ainda preferem comer apenas clara de ovo e deixar as gemas fora das receitas.

“Às vezes, é útil que as pessoas comam apenas clara de ovo se seu objetivo for controlar o peso, porque você vai obter menos calorias. Mas saiba que, ao mesmo tempo, vai perder esses nutrientes”, disse a nutricionista Kylie Sakaida, também ao portal.

De acordo com a profissional, a escolha depende dos objetivos alimentares de cada pessoa. Porém, em geral, “não é necessário ter medo de comer o ovo inteiro”.

www.metropoles.com

Deixe um comentário