Você conhece a água oxigenada? Aquela mesma que é usada para limpar ferimento, clarear os pelos das pernas, que faz parte da composição de algumas tinturas de cabelos entre outros produtos que visam clareamento. Sabe qual é? Pois é, a novidade é que ela também ajuda a clarear os dentes e há muita gente que está usando-a para essa finalidade.
Foto: (c) Can Stock Photo
O problema é que os especialistas não recomendar fazer isso. Segundo eles, usar a água oxigenada (peróxido de hidrogênio é o principal componente dela) para essa finalidade, não é bom se não for orientado por um especialista. Eles explicam que de acordo com o pH da boca de cada um de nós, a água oxigenada vai agir de uma maneira. Além disso, ela tem diferentes concentrações e tudo isso precisa ser visto antes de colocá-la sobre os dentes.
E ainda tem mais! Se você sem querer acabar bebendo a água oxigenada, ela pode fazer mal. Segundo os especialistas, essa ingestão está diretamente ligada à liberação de radicais oxidativos. Isso pode ao invés de ajudar, atrapalhar e causa lesões na boca ou algum problema no organismo.
Com todos esses problemas, a recomendação é deixar a água oxigenada de lado e prefira produtos específicos para essa finalidade, como um gel clareador que é encontrado com facilidade em qualquer farmácia ou supermercado. Assim garantirá o uso de um produto feito especificamente para os dentes e evitará qualquer risco de ingestão de produtos não específicos.
Usando a água oxigenada…
Como falamos, o ideal é antes você conversar com o seu dentista, mas, se mesmo sabendo disso, você quiser tentar usar a água oxigenada para deixar seus dentes branquinhos, parecendo o das artistas de TV, siga esse passo a passo:
1. Compre água oxigenada volume 10. Não tente comprar de outro volume para dissolver ou tentar fazer algo diferente. Tem que ser a volume 10. Não se preocupe que você a encontra nas farmácias com facilidade;
2. Providencie água filtrada ou mineral;
3. Misture uma parte da água oxigenada para sete partes de água filtrada ou mineral;
4. Misture bem para dissolver a água oxigenada direito;
5. É só enxaguar a boca com essa mistura. Faça isso no máximo três vezes por semanada;
6. Cuspa a mistura e enxágue muito bem sua boca;
7. Escove os dentes normalmente e não se esqueça do fio dental.
Há também outro método para usar a água oxigenada para clarear os dentes. É estilo pastinha. Veja como é fácil:
1. Separe 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio, daqueles que são vendidos no supermercado mesmo;
2. Acrescente duas colheres de chá de água oxigenada para formar uma pastinha;
3. Caso note que ficou muito mole e que você não conseguirá colocar na escova, é só colocar um pouco a mais de bicarbonato;
4. Se quiser melhorar o sabor, misture um pouco de pasta de dente de hortelã na sua pastinha;
5. Coloque uma pitadinha de sal e misture bem. O sal vai funcionar como uma lixinha, que ajudará a limpar os dentes;
6. Coloque a sua mistura na escova de dente e passe em todos eles, fazendo movimentos circulares;
7. Deixe por dois minutos sobre os dentes, para que a mistura possa agir;
8. Após isso, enxágue bem a boca para retirar todo o produto;
9. Escove seus dentes normalmente e limpe bem a boca para que não sobre água oxigenada nela;
10. Faça isso no máximo duas vezes por semana e com muito cuidado para não ingerir água oxigenada.
O uso da água oxigenada é fácil. Outra receita caseira muito usada para clarear os dentes é a de limão com sal. Basta colocar em um potinho um pouco de sal e ir pingando limão até formar uma pastinha. Depois disso, use a mistura para escovar os dentes. Use essa mistura no máximo duas vezes por semana e lembre-se de que o gosto não será nada agradável.
Há pessoas também que usam a água oxigenada volume 10 pura e fazem um enxágue na boca, diariamente, antes da escovação. Essa é a forma mais agressiva, mas quem usa garante que faz um bom efeito.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se que o dentista é o profissional que pode te orientar sobre os seus dentes e o melhor cuidado a ter com eles. Mantenha sua higiene bucal em dia e muitos dos problemas já serão evitados. Boa sorte!
Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa