A banana verde ajuda a manter a glicemia no nível ideal, evitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
O diabetes pode ser classificado em dois tipos, 1 e 2
No primeiro caso, o pâncreas deixa de produzir insulina — hormônio responsável por converter o açúcar em energia para o corpo – e atinge principalmente crianças e adolescentes.
É um processo autoimune, em que o próprio organismo destrói as células beta do pâncreas, produtoras de insulina.
Por isso, a pessoa necessita tomar várias doses do hormônio por dia para manter sua taxa de açúcar no sangue em níveis adequados. Compreende menos de 10% dos casos de diabetes.
No segundo caso, o pâncreas produz insulina, no entanto, ela não é aproveitada da forma correta pelo organismo. Os fatores mais comuns para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 são o sedentarismo e a obesidade.
Em ambos os casos, os cuidados com a alimentação são fundamentais para manter os níveis ideais de glicemia. Para isso, incluir a banana verde nesse processo é uma ótima opção. Confira os motivos:
Banana verde possui muitas fibras e ajuda no combate ao diabetes
As fibras presentes na banana verde são responsáveis por diversos benefícios. Em especial para combater o diabetes tipo 2. Elas regulam a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, evitando os picos de glicemia no organismo.
Quando há o excesso de açúcar no sangue, o pâncreas é forçado a liberar maior quantidade de insulina para manter os níveis ideais. Quando isso acontece com frequência, alguns órgãos criam resistência ao hormônio, fator que pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Além disso, o excesso de insulina no corpo pode se tornar gordura visceral, aquela que se acumula no abdômen e é responsável pelo desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC).
Banana verde possui amido resistente e ajuda no combate ao diabetes
Este nutriente é mais um trunfo da banana verde para os diabéticos. Assim como as fibras, o amido resistente não é digerido pelas enzimas da digestão, facilitando a eliminação pelo organismo.
Nesse processo, ele ajuda a diminuir a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, fatores que beneficiam o paciente com diabetes. Além do mais, a substância aumenta a sensação de saciedade, evitando os ataques contínuos à geladeira, ajudando quem quer emagrecer.
Dica: Para que o amido resistente apresenta todas essas características citadas acima, é necessário que ele seja aquecido ou cozido. As propriedades químicas são tão ativas em altas temperaturas.
Tenha hábitos alimentares
Engana-se quem pensa que o diabético deve apenas excluir o açúcar do cartão. Para controlar a glicemia e evitar como conseqüências da doença, é necessário adotar também uma alimentação equilibrada.
Os diabéticos, assim como os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável, devem dividir as refeições e se alimentar algumas vezes ao dia.
Beber bastante água, comer frutas, verduras e legumes, dar preferência a alimentos mais saudáveis, evitar frituras e alimentos gordurosos, abusar dos alimentos ricos em fibras, evitar alimentos ricos em açúcar e fazer atividade física moderada são as principais indicações.
Fugir de vícios como o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro são outras etapas importantes para se manter saudável.
Quais os níveis ideais de taxa de açúcar?
Para saber se o seu nível de açúcar no sangue está no dia, um exame de glicemia no jejum pode ajudar. O resultado é dado em miligramas de glicose por decilitro de sangue.
Confira os resultados:
- Até 99mg / dl: normal De 100 a 126mg / dl: glicemia em jejum alterado, ou pré-diabetes
- Acima de 126mg / dl: diabetes, sendo os outros testes para confirmar a suspeita
Alimentos com digestão lenta e baixo índice glicêmico (que liberam glicose lentamente no organismo) têm sido associados como melhor controle do diabetes e banana verde possui esses recursos.
Como fazer Biomassa de banana verde
Ingredientes
- 10 bananas verdes orgânicas, mantenha os caules intactos, lavados e enxaguados ou 4 plátanos verdes orgânicos, mantenha as hastes intactas, lavadas e enxaguadas.
- Água filtrada para cobrir as bananas em uma panela de pressão
Banana Biomass é uma base nutricional que pode ser usada em muitas receitas veganas aqui. É bom para a flora intestinal. Possui vitaminas, minerais e fibras.
Quase não tem sabor porque é feito com bananas verdes antes de ficarem doces. Então você pode usar em coisas doces e salgadas. É especialmente bom para engrossar molhos.
Tempo total: 15 minutos
Passo 01
Coloque uma panela de pressão com água filtrada em fogo médio e leve para ferver. Quando a água ferver, com cuidado, acrescente as bananas, feche a panela de pressão, leve para ferver. Quando a válvula de liberação da panela de pressão começar a fazer um barulho sibilante, cozinhe por 8 minutos (10 minutos para bananas verdes). Desligue e remova a panela de pressão do fogo. Reserve a panela de pressão fechada até que a pressão desapareça
Passo 02
Retire com cuidado as bananas da panela de pressão, reserve a água de cozimento. Descasque as bananas e coloque sua polpa em um multiprocessador ou liquidificador
Passo 03
Pulse a polpa da banana adicionando uma pequena quantidade de água de cozimento até um smoothie, mas espesso.
Passo 04
Despeje a massa de banana, ou biomassa de banana em potes de conserva, tapwears de vidro ou bandejas de gelo
dietaedietas.com.br