O grande sabotador de dietas é a ansiedade. Aliada a outras emoções como o estress e o nervosismo, ela não só joga por água abaixo todo seu esforço, como também dá o efeito rebote e te faz comer ainda mais.
-> Veja 10 erros que você deve evitar na hora de emagrecer
Frustrada (o) por não ter conseguido se manter firme, você acaba comendo por culpa. Saiba, porém, que esse tipo de ciclo pode sim ser quebrado, fazendo com que você continue a emagrecer.
Veja a seguir as nossas dicas e impulsione sua perda de peso:
Mexa-se
É fato: quem quer emagrecer precisa se mexer. Além disso, os exercícios são uma ótima maneira de não só expulsar o estress, mas também liberar hormônios que nos deixam mais felizes. Com isso, você acaba controlando seus medos e anseios.
Foto: (c) Can Stock Photo
Por isso, escolha uma atividade que você goste de fazer e dedique-se a ela. Pode ser musculação, exercícios aeróbicos, dança, natação, o que for. O importante é que seja uma atividade que lhe faça sorrir e suar.
Controlando a respiração
Ignorada por muitos por ser tão mecânica e natural, a respiração também pode te ajudar nos momentos que a ansiedade se manifestar. O primeiro passo é respirar fundo por 10 vezes (por mais clichê que pareça). Sinta e perceba calmamente todo o caminho que o ar está fazendo enquanto você o inala.
A respiração ideal acontece quando respiramos pela barriga (respiração diafragmática), como os bebês fazem, ao invés de levantarmos os ombros.
Procurando ajuda profissional
A saída que muitas pessoas encontram para dar fim ao sentimento de ansiedade é fazendo acompanhamento psicológico com ou sem a prescrição de remédios.
-> Alimentos que controlam a ansiedade e ajudam a emagrecer
A terapeuta lhe fará perceber o que exatamente desencadeia as crises de ansiedade, procurando então a tratar a causa ao invés das consequências. E, uma vez que se tem o controle da situação, você fica mais consciente sobre o que está acontecendo. Isso faz com que você pense duas vezes antes de escolher entre um prato altamente calórico (que muitas vezes comemos para tapar buracos emocionais) ou algo mais saudável.
Foto: (c) Can Stock Photo
Como dica, é aconselhável que se trate a ansiedade com um profissional quando ela vem acompanhada de crises mais frequentes e que acabam prejudicando seu trabalho ou sua vida pessoal, por exemplo. Porém, nada impede de você procurar um psicólogo mesmo que sua ansiedade seja ‘menor’ e seu objetivo nem seja emagrecer.
Alimentos que acalmam os nervos
Muitos alimentos são capazes de operar verdadeiras curas em nosso corpo, especialmente em casos de ansiedade:
– Banana
– Chocolate (coma com moderação e opte sempre pelos mais amargos)
– Cápsulas de vitamina do complexo B
– Chás de: camomila,melissa, passiflora, valeriana, maracujá, erva-doce
Se o objetivo também é emagrecer, opte por alimentos que te deixarão mais saciada, como:
– Massas e pães integrais
– Oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, amêndoas)
– Peixes como salmão e atum
– Alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça)
Ah, e procure evitar aquilo que pode te deixar mais ansiosa ainda (e acabar com a sua dieta), como: doces ricos em gordura, refrigerantes, cigarro, café e álcool.
Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo
Confira também
# Dieta alimentar: emagreça 3 kg em 3 dias
# Dieta para emagrecer 7kg em 7 dias
# [Entrando em forma] – Sete hábitos que atrapalham a perda de peso
# [Saúde e Bem estar] – Conheça 8 problemas de saúde que fazem você engordar