Como Saber Se Estou No Período Fértil - Dieta do Ovo

Como Saber Se Estou No Período Fértil

Muitas mulheres ficam na dúvida para identificar quando estão ovulando, muitas chegam a se perguntar se existe sintomas período fértil para pode diagnosticar se estão ou não passando por esta fase. O período fértil da mulher é apenas uma das três fases do ciclo menstrual que começa com a formação do óvulo.

Durante esse período os hormônios alteram o funcionamento dos ovários até que o óvulo é formado. Em alguns casos os sintomas período fértil é o aumento do desejo ou o aumento da umidade na região.

Alguns casos é possível notar uma secreção semelhante a clara de ovo, que pode significar que a mulher está em seu período fértil. Mas a ovulação é apenas a segunda fase do ciclo menstrual, se neste período a mulher tiver relações sem proteção, esse óvulo poderá ser fertilizado, gerando um embrião que se transformará em um bebê.

Como Identificar Se Estou No Período Fértil

Para identificar se você está no período fértil não é possível seguir só sintomas período fértil, pois muitas mulheres não apresentam nenhum sintoma. O mais recomendado é fazer uma tabela para calcular o período fértil. Esse cálculo é feito a partir do primeiro dia da menstruação, geralmente se conta o 14º depois desta data como sendo o dia fértil.

Para métodos contraceptivos é indicado se proteger entre o 10º e 17º dia depois do começo da menstruação, pensando que a ovulação pode acontecer antes ou depois do 14º e que o espermatozóide pode chegar aos ovários e fecundar o óvulo antes que ele desça para o útero.

Por isso o mais indicado é fazer uma tabela e anotar todos os meses para saber qual é a duração do seu ciclo e assim esquecer os sintomas período fértil para se atentar a um método mais seguro que é a tabelinha.

Cuidados No Período Fértil

Como dizemos os sintomas período fértil são fáceis de serem identificados e não apresentam riscos à saúde. Os maiores cuidados a serem tomados durante este período é referente aos métodos contraceptivos.

As mulheres que não desejam engravidar precisam ficar atentas para identificar período fértil e se precaverem para evitar uma gravidez indesejada. Hoje é possível encontrar diferentes métodos de contracepção, fale com o seu médico e veja qual é o melhor método para o seu caso.

É válido dizer que não são apenas as pílulas anticoncepcionais que podem ser usadas, você também pode usar preservativos e até mesmo a famosa pílula do dia seguinte que vai impedir que o óvulo seja fecundado.

Quem toma anticoncepcionais evita sintomas período fértil, pois a medicação altera os hormônios que não permitem a formação do óvulo, o que faz com que a mulher não entre no período fértil.

A indústria farmacêutica trabalha com medicamentos diferentes, alguns mesclam dois hormônios, outros usam apenas um para impedir a formação do óvulo, a melhor forma de encontrar um anticoncepcional é procurar orientação médica.

Além da pílula há injeções, o DIU (aparelho inserido na mulher que impede que o espermatozóide alcance o útero), adesivos com hormônios que são liberados na pele e agem na corrente sanguínea, e outros.

Deixe um comentário