É um item básico da despensa, com certeza, mas uma rápida olhada nas muitas variedades disponíveis no supermercado diz que o arroz é tudo menos básico. Aqui está sua cartilha sobre 10 tipos comuns de arroz e as muitas possibilidades deliciosas que cada uma possui.
O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e por boas razões: é versátil, substancial, fácil de preparar e delicioso, tornando-o um item básico perfeito em qualquer cozinha.
Seja incorporado em um prato principal, servido como acompanhamento ou transformado em um lanche ou sobremesa, o arroz pode fazer tudo isso, proporcionando conforto e saciedade. Aqui, dividimos 10 tipos diferentes de arroz, exploramos suas distinções e fornecemos as melhores maneiras de apreciá-los.
Tipos de grãos de arroz: Arroz de grão curto, grão médio, grão longo
O arroz é frequentemente caracterizado como uma das três variedades – grãos longos, grãos médios ou arroz curto. Essas variedades se referem ao comprimento e forma do grão. Em termos simples, o arroz de grão longo terá uma forma cilíndrica mais longa, enquanto o arroz de grão curto será mais curto e largo
Arroz de grãos longos – este arroz moeu grãos que são pelo menos três a quatro vezes mais longos do que largos. Devido à sua composição de amido, é separado, leve e macio quando cozido.
Arroz de grão médio – Quando comparado ao arroz de grão longo, o arroz de grão médio tem um núcleo mais curto e largo. Como os grãos cozidos são mais úmidos e macios que o arroz de grãos longos, o arroz tem uma tendência maior a se unir.
Arroz de grão curto – Com grãos que são menos do que o dobro do tamanho da largura, esse arroz é curto e melhor para o sushi. Tem uma textura pegajosa quando cozido.
Veja nossa lista com 11 Tipos de Arroz
Arroz Arborio
O arroz Arbóreo, um arroz branco italiano de grãos curtos, é mais conhecido por ser o principal ingrediente do risoto. É rico em amido de amilopectina; portanto, quando cozido, o arroz arbório é mastigável, firme e cremoso ao mesmo tempo, tornando-o o veículo perfeito para pratos mais ricos em arroz, como pudim e risoto.
Como cultivar arroz japonica, está intimamente relacionado ao arroz glutinoso (também conhecido como arroz pegajoso).
Arroz basmati
Este arroz aromático de grãos longos é essencial para a culinária indiana, do Oriente Médio e da Ásia Central. O arroz basmati é nativo da Índia, onde mais de 70% da oferta mundial de basmati é produzida.
A demanda global do arroz perfumado é alta; portanto, vários países, como os Estados Unidos, cultivam suas próprias variedades basmati e híbridos. O arroz basmati funciona melhor em pratos como pilaf ou biryani ou como um acessório para caril e ensopado.
Arroz Negro
Também conhecido como arroz roxo ou arroz proibido, o arroz preto é nomeado por sua aparência crua. Ele fica roxo escuro quando cozido, graças ao seu alto teor de antocianina, e é uma boa fonte de antioxidantes, ferro e vitamina E.
O arroz preto tem um sabor mais do que outras variedades e uma textura macia, tornando-o ideal para pratos como mingau de aveia , pudim e assados.
Arroz Bomba
Este arroz de grão curto quase esférico, também conhecido como arroz de Valência, é cultivado na Espanha e a variedade preferida para a paella . O arroz Bomba é altamente absorvente e requer mais água para cozinhar, e tende a não grudar graças ao seu alto teor de amilose (um tipo de amido).
Arroz castanho
Também conhecido como arroz integral, o arroz integral é muito parecido com o arroz branco, mas não removeu tanto o grão – a única parte removida do arroz integral é o casco externo, que não é comestível.
O arroz branco, por outro lado, remove o casco, o germe e o farelo externos e é polido quando o processo de moagem estiver concluído. Portanto, o arroz integral tem uma textura mais densa, sabor mais nutritivo e maior valor nutricional, incluindo muito mais fibras, magnésio, vitaminas do complexo B e ferro.
É superversátil e faz um substituto mais saudável onde quer que o arroz branco seja usado, mas também pode combinar com a maioria dos pratos.
Arroz Glutinoso
O arroz glutinoso, também conhecido como arroz pegajoso ou arroz doce, é extremamente popular em várias cozinhas do sudeste e do leste asiático. Quando cozido, o arroz glutinoso fica pegajoso, pois possui baixo teor de amilose.
O arroz glutinoso é usado principalmente no café da manhã, lanches ou doces, ou moído em farinha de arroz doce , como mochiko .
Receitas para experimentar: Jook (mingau de arroz) , bolas de arroz pegajoso com linguiça e camarão seco , arroz pegajoso de manga com molho de coco e limão.
Arroz de jasmim
O arroz de jasmim é um arroz de grão longo conhecido por seu sabor doce e suave. Cultivado principalmente no sudeste da Ásia, o arroz de jasmim é um alimento básico na culinária tailandesa e cambojana. O arroz de jasmim, especialmente o arroz de jasmim branco, adquire uma textura ligeiramente pegajosa quando cozido e geralmente é servido no vapor e como companheiro de outros pratos.
Arroz vermelho
Também conhecido como arroz do Himalaia ou do Butão, o arroz vermelho recebe esse nome por sua casca vermelha e é principalmente cultivado e consumido na Ásia Central.
Da mesma forma que o arroz integral, o arroz vermelho é uma boa fonte de nutrientes, incluindo fibras, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Graças à sua coloração, o arroz vermelho também é rico em antioxidantes.
Como o arroz integral, o arroz vermelho se adapta bem a uma variedade de pratos, especialmente aqueles que dependem da textura.
Arroz de Sushi
O arroz de sushi é um arroz japonês branco de grão curto que é cozido e combinado com vinagre de arroz, açúcar e sal e depois incorporado ao sushi. É conhecido por sua viscosidade, mas não possui as mesmas qualidades do arroz glutinoso.
Arroz selvagem
Arroz selvagem não é exatamente arroz – é um termo para o grão produzido por um certo tipo de grama nativa da América do Norte e China. O arroz selvagem é mais difícil de cultivar e colher do que o arroz verdadeiro e tem uma textura mais dura, mas é uma boa fonte de proteínas, vitaminas B e lisina, um aminoácido usado na biossíntese de proteínas.
Arroz Branco
Devido à composição de amido do arroz de grão longo branco, ele possui uma consistência levemente pegajosa, útil em pratos de recheio, caçarolas e salteados. É sem dúvida o arroz mais familiar e facilmente reconhecível nas receitas tradicionais americanas, e também é popular na culinária asiática e mexicana. Comparado a outras variedades de arroz, possui sabor suave e textura leve e fofa quando cozido.
dietaedietas.com.br