Glúten, veja o que é Verdadeiro ou Falso - Dieta do Ovo

Glúten, veja o que é Verdadeiro ou Falso

Por mais que adotar ou não uma dieta sem glúten e sem leite seja um assunto corriqueiro, diversos mitos acabam confundindo quem decide optar por esse tipo de alimentação. 

Tire a seguir algumas dúvidas comuns sobre a dieta da lactose.

Tirar o glúten da dieta emagrece?

FALSO – Embora muitas dietas indiquem evitar o glúten, não há evidências científicas de que mostrem que retirar a proteína do cardápio ajuda a perder peso. o que pode acontecer em muitos casos é que, ao excluir o glúten, há uma redução no consumo de carboidratos e, consequentemente, uma redução de peso. 

Posso reduzir o trigo da minha dieta da lactose, mesmo não tendo problemas de saúde?

VERDADEIRO – Após excluir a possibilidade de doença celíaca, alguns profissionais da saúde indicam a redução da ingestão de trigo corno uma forma de testar se certos desconfortos podem ser resultantes da má absorção da proteína. 

Alergia ao leite é o mesmo que intolerância à lactose?

FALSO – A alergia ao leite e a intolerância à lactose são duas coisas diferentes. A primeira é uma alteração imunológica e os sintomas estão relacionados ao contato com as proteínas do leite. Já a intolerância é um problema com o açúcar do leite, a lactose. 

Leia também – Intolerância à lactose, O que é, como tratar, quais os diagnósticos

Produtos de beleza podem conter glúten?

VERDADEIRO – Muitos produtos contêm, Proteínas de trigo, aveia e centeio. Ainda não é consenso entre os profissionais de saúde se o celíaco deve evitar tais produtos, mas como todos podem entrar em contato com mucosas (olhos, boca, aparelho genital), a maioria das associações de celíacos pelo mundo recomenda que eles sejam evitados.

A intolerância ao glúten e a doença celíaca é sempre identificada na infância?

FALSO – A intolerância ou a própria doença celíaca manifesta-se em qualquer momento da vida, desde que o indivíduo seja predisposto. 

Alergias alimentares são para toda a vida?

FALSO – Nem sempre as pessoas nascem com alergia. Além disso, ter uma alergia na primeira infância, não significa que a pessoa a terá para o resto da vida ou que não desenvolverá outras ao longo da vida.

Leia também – Causas e sintomas das alergias alimentares

A lactose só deve ser consumida durante a infância? 

FALSO – Durante a amamentação, os mamíferos produzem uma grande quantidade de lactase, uma enzima responsável por quebrar os açúcares do leite. 

Após o desmame, há uma redução geneticamente programada dessa enzima, tornando o organismo total ou parcialmente inapto a digerir a lactose. A diminuição da enzima pode levar ou não à intolerância. 

Só leite de vaca tem lactose? 

FALSO – Leites de cabra, búfala e ovelha também tem lactose. Apenas os chamados “leites vegetais”, como o de amêndoas, coco ou soja são livres de lactose. 

Outros alimentos além do leite também podem ser fontes de cálcio?

VERDADEIRO – O leite traz uma grande concentração de cálcio, mas ele também pode ser encontrado em outros alimentos, principalmente nas folhas verdes escuras, como couve, brócolis e espinafre. 

Todos os alimentos sem glúten e sem leite são saudáveis?

FALSO – Nem todos os alimentos sem glúten e sem leite são saudáveis. Pelo contrário, muitos deles são industrializados, com grande quantidade de açúcar, gorduras, corantes e conservantes, além de serem ricos em calorias. 

Lei tambem – 35 Alimentos Sem Glúten, Como Comer e quais os Benefícios 

Remédios podem conter glúten?

VERDADEIRO – Em alguns casos, o glúten pode fazer parte da composição de algumas substâncias presentes no medicamento. Assim, os celíacos devem ficar de olho na bula. 

Intolerância à lactose tem cura?

FALSO – Intolerância à lactose não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados quando uma dieta restritiva é levada a sério. 

Dependendo do grau de intolerância, é até possível voltar a consumir produtos derivados de leite com o passar do tempo. 

Alimentos sem glúten tendem a ser menos macios?

VERDADEIRO – A glutelina e a gliadina, presentes no trigo, ajudam a dar elasticidade e maciez a massas. Na ausência do trigo, é preciso acrescentar outros ingredientes a receita para melhorar a elasticidade dos alimentos sem glúten. 

Pessoas com intolerância à lactose devem parar de beber leite?

FALSO – Existem diversas empresas que oferecem fórmulas sem lactose. Além disso, alguns alimentos derivados do leite, como queijos amarelos, possuem uma quantidade baixa de lactose. 

Assim, é preciso ficar de olho no grau de intolerância de cada um para saber a quantidade que deve ser consumida.

dietaedietas.com.br

Deixe um comentário