Granola: Benefícios e para que serve [ CUIDADO ]

A granola é geralmente considerada um cereal matinal saudável. É uma mistura torrada de aveia em flocos, nozes e um adoçante como açúcar ou mel, embora também possa incluir outros grãos, arroz tufado, frutas secas, sementes, especiarias e manteigas de nozes.

No entanto, alguns ingredientes, como chocolate, óleos e xaropes, podem ser ricos em açúcares e gorduras adicionados.

Este artigo explica se a granola é saudável e examina seus benefícios e desvantagens.

Repartição nutricional

A granola é densa em calorias, além de rica em proteínas, fibras e micronutrientes. Em particular, pode fornecer ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitaminas B e vitamina E.

No entanto, seu perfil nutricional varia amplamente dependendo dos ingredientes específicos usados.

granola engorda

Benefícios da granola

Embora haja pouca pesquisa científica sobre a granola em si, ingredientes comuns, incluindo aveia, sementes de linho, sementes de chia e amêndoas, estão associados a vários benefícios à saúde.

Preenchimento e alto teor de fibra

A maior parte da granola é rica em proteínas e fibras, que contribuem para a plenitude. A proteína ainda influencia os níveis de hormônios de plenitude importantes, como grelina e GLP-1.

Os ingredientes ricos em proteínas da granola podem incluir nozes, como amêndoas, nozes e cajus, e sementes como cânhamo, abóbora e gergelim.

Além disso, alimentos ricos em fibras como aveia, nozes e sementes diminuem o esvaziamento do estômago e aumentam o tempo de digestão, o que pode ajudá-lo a se sentir mais saciado por mais tempo e pode ajudar no controle do apetite.

Outros benefícios da granola potenciais para a saúde

Granola também pode:

  • Melhore a pressão arterial: Ingredientes ricos em fibras, como aveia e sementes de linho, demonstraram ajudar a reduzir a pressão arterial;
  • Reduza os níveis de colesterol: A aveia é uma boa fonte de beta glucana, um tipo de fibra que reduz os níveis de colesterol total e LDL (ruim), dois fatores de risco para doenças cardíacas;
  • Reduza o açúcar no sangue: Grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes podem ajudar a reduzir e controlar os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com obesidade ou pré-diabetes;
  • Melhorar a saúde intestinal: Granola foi encontrado para aumentar os níveis de bactérias intestinais saudáveis, em comparação com cereais matinais refinados;
  • Fornece muitos antioxidantes: Ingredientes como coco, sementes de chia e castanha do Brasil são boas fontes de antioxidantes que combatem a inflamação, como ácido gálico, quercetina, selênio e vitamina E.

Fácil de levar em movimento

Granola tem sido a melhor escolha para caminhantes e mochileiros, pois é fácil de guardar e conservar por muito tempo, fornece energia e proteína extras durante as atividades de resistência.

A granola também é feita em lanchonetes, que são mais fáceis de porções e embalagens. No entanto, eles tendem a ser mais altamente processados ​​e carregados com açúcares, óleos e aditivos adicionados.

granola calorias
granola calorias

As desvantagens da granola!

Embora a granola contenha vários ingredientes saudáveis, pode ser rica em calorias e conter gorduras e açúcares.

Gorduras como óleo vegetal, óleo de coco e manteiga de amendoim costumam ser incluídas para ajudar a ligar os ingredientes, adicionar sabor e ajudar no processo de tostagem.

No entanto, eles podem fornecer calorias em excesso. Comer mais do que a porção especificada pode levar ao ganho de peso indesejado, aumentando o risco de obesidade e doenças metabólicas.

Algumas granolas têm quase 4 colheres de chá (17 gramas) de açúcar em uma única porção. Como é comum comer mais do que a porção padrão, você pode obter uma quantidade significativa de açúcar em apenas uma tigela.

Comer muito açúcar pode aumentar o risco de muitas doenças, como diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, cáries e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como tal, tome cuidado com ingredientes como gotas de chocolate, mel e frutas secas com adição de açúcar.

Como escolher uma granola saudável?

Como os ingredientes variam muito de acordo com a marca, é importante ler os rótulos nutricionais com cuidado ao comprar granola.

Verifique a lista de ingredientes, evitando produtos que listam açúcar ou adoçantes, incluindo adoçantes naturais como o mel nos primeiros ingredientes.

Em vez disso, os primeiros ingredientes devem ser alimentos integrais, como aveia, nozes, sementes e frutas secas.

Você também pode procurar variedades com alto teor de proteínas e fibras. Procure pelo menos 3-5 gramas de fibra por porção.

Além do mais, você deve considerar cuidadosamente os tamanhos das porções, que variam de 2 colheres de sopa (12,5 gramas) a 2/3 de xícara (67 gramas). Porções particularmente pequenas podem ser enganosas, pois é provável que você consuma mais do que essa quantidade.

Finalmente, você pode fazer granola para minimizar ou eliminar o açúcar e a gordura adicionados.

No entanto, lembre-se de que as nozes e as sementes ainda são densas em calorias, portanto, certifique-se de observar suas porções, mesmo para variedades caseiras.

Conclusão

A granola é um cereal nutritivo e farto.

É melhor abster-se de granolas com alto teor de açúcar adicionado, em vez de selecionar aquelas com mais fibras e proteínas. Para controlar os ingredientes com mais cuidado, experimente fazer em casa esta comida deliciosa para o café da manhã.

No entanto, muitas variedades são ricas em calorias e carregadas com excesso de açúcar, o que pode prejudicar a saúde.

Leia atentamente os rótulos, escolhendo produtos com ingredientes inteiros, como passas, sementes e nozes que são ricos em proteínas e fibras.

Deixe um comentário