Alimentação em dia! Comer de forma balanceada é o segredo para conservar a saúde, veja esta super Pirâmide alimentar.
Manteiga, margarina e carne vermelha
Possuem alto nível de gordura prejudicial ao organismo, além de conter muitas calorias. Consuma esporadicamente.
Açúcar, doces, cereais refinados, alimentos industrializados e refrigerante
Esses alimentos são muito calóricos e pobres em nutrientes. Consuma esporadicamente ou, se preferir, evite.
Laticínios
Ricos em proteínas e cálcio, esses alimentos são fundamentais no dia a dia, principalmente para as mulheres, pois seus nutrientes ajudam a prevenir a osteoporose. Consuma de 1 a 2 vezes ao dia.
Aves, peixes, ovos e frutos do mar
Essenciais para o bom funcionamento do corpo, as proteínas estão associadas ao i’ emagrecimento, pois saciam a fome e fornecem gorduras do bem ao organismo. Consuma até 2 vezes ao dia.
Leguminosas, sementes oleaginosas e legumes
Fontes de vitaminas e fibras, eles colocam o intestino para funcionar, eliminando as toxinas do organismo e os quilinhos a mais.
As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as chamadas saudáveis, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. A ingestão de castanhas, nozes, amêndoas e linhaça fornece vitaminas e sais minerais ao corpo. Consuma até 2 vezes ao dia.
Vegetais
No almoço e no jantar, procure consumir até três tipos diferentes tipos de verdura. Elas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, substâncias essenciais para regularizar o intestino e prevenir diversas doenças. Consuma de 4 a 5 vezes ao dia.
Frutas
Assim como os vegetais, esses alimentos desempenham um papel fundamental no corpo quando o assunto é saúde, além disso, eles saciam a fome fora de hora e matam a vontade de comer doce. Sempre que possível, prefira ingerir frutas com casca. Consuma até 4 unidades por dia.
Cereais
Verdadeiras fontes de energia, os cereais não devem ficar de fora da sua dieta! eles podem ser encontrados em pães, massas, bolos e bolachas, por exemplo. Mas, para não errar na hora da compra, prefira sempre as versões integrais desses produtos, que são ricos em fibras, substâncias responsáveis por equilibrar a taxa de glicose, prevenir o envelhecimento precoce, combater a prisão de ventre, colesterol alto e diabetes. consuma até 9 porções ao dia.
Óleos vegetais
No passado, eles eram considerados os vilões do emagrecimento e da saúde, mas a realidade de hoje é bem diferente. Ricos em ômegas 3, 6 e 9, os óleos vegetais, quando consumidos em pouca quantidade, podem prevenir doenças cardiovasculares e até câncer.
As melhores fontes dessas substâncias são o óleo de canola, de milho, de girassol, de amendoim e de linhaça. Consuma na maioria das refeições, mas com moderação.
Exercícios físicos e água
O sucesso da dieta depende de vários fatores, dentre eles estão a reeducação alimentar, a prática de exercícios físicos e a ingestão de bastante líquido, especialmente água pura.
Pesquisadores descobriram que uma simples caminhada de 30 minutos por dia é capaz de reduzir os índices de gordura corporal e melhorar o bem-estar físico das pessoas. Consuma água à vontade e faça exercícios todos os dias, se possível.
dietaedietas.com.br