Óleo de chia para que serve? Veja Benefícios e Indicações

O óleo de Chia é produzido a partir da semente de Chia (Salvia hispanica), uma planta herbácea natural da Guatemala que é produzida também em outros países da América do Sul sempre em lugares áridos.

Por conta de suas propriedades, os astecas usavam a semente de Chia em sua alimentação básica. A Chia é uma ótima fonte de proteína sendo entre 19 e 23% de seu peso formado por proteínas.

Mas nos dias atuais além das proteínas há outros elementos essenciais que fazem com que o consumo de semente e de óleo de Chia sejam essenciais para quem quer ter uma vida saudável. Entre os elementos principais estão os ácidos graxos, óleos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O óleo de Chia, e a semente que pode ser consumida nos alimentos, é rico em ômegas 3 e 6 e em ácido alfa linolênico. Consumindo óleo de Chia, ou a semente, você traz diversos benefícios à sua saúde como você verá a seguir.

Óleo de Chia Benefícios

Pela quantidade de ômegas 3 e 6, o óleo de Chia é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque esses óleos irão baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL).

Também podemos destacar que consumindo óleo de Chia você vai auxiliar o organismo a absorver as vitaminas que você consome na alimentação, principalmente as chamadas de lipossolúveis que são as vitaminas A, D e K.

 

Outro benefício da Chia e a manutenção, integridade e lubrificação das células do corpo. Quem faz exercícios físicos para aumentar a massa muscular terá no óleo de Chia um grande aliado, pois ele aumenta os níveis de lipoproteínas e também aumenta o tamanho das células musculares.

Incluindo óleo de Chia na sua alimentação você pode encontrar os mesmos benefícios que encontraria na semente de Chia: proteína, fibra e gorduras boas.

Óleo de Chia emagrece

Muitas pessoas incluem o consumo de semente ou óleo de Chia em sua alimentação tendo como objetivo a perda de peso. O consumo do óleo de Chia é realmente bom para o bom funcionamento do organismo e para evitar doenças cardiovasculares causadas pelos altos índices de colesterol ruim no corpo.

Consumindo a semente você vai ter fibras que vão melhorar o funcionamento do intestino. Ao eliminar as toxinas, você poderá perceber a diminuição do inchaço e até a perder peso por conta do trabalho do sistema digestivo, mas não é cientificamente comprovado que a semente ou o óleo de Chia podem fazer com que você perca peso.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos analisou 90 pessoas que estavam acima do peso que passaram a consumir duas doses por dia de 25 gramas de sementes de chia em 250 ml de água. No final da pesquisa não foi possível atestar que o consumo diário auxiliava na diminuição do peso.

O óleo de Chia pode ser consumido em saladas, por exemplo, ou em cápsulas como suplemento alimentar. Por ter mais ômega 3 que outras sementes, incluindo a linhaça, a Chia se torna um dos principais alimentos para se incluir na dieta.

Deixe um comentário