Óleo de Menta Para Que Serve e Benefícios

O óleo de menta é um famoso óleo medicinal que também é conhecido como Óleo de Menta piperita que serve para uma grande quantidade de males.

Tanto o óleo puro como os cremes desenvolvidos com ele servem para amenizar dores, expectorar o peito em casos de gripe e até mesmo para reduzir febre.

O óleo é um dos óleos mais vendidos do mundo, ele é retirado das folhas e do caule da menta através de um processo de destilação.

Por conta do seu poder analgésico, anti-séptico a menta está presente nos mais variados tipos de produtos, desde pastas de dentes, até aromatizadores de ambientes, cremes e óleo para dores e muitos outros.

As folhas e os caules da menta, de onde o óleo menta é retirado, possuem vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro.

como usar oleo de menta para sinusite

Menta Piperita Para que Serve?

Essas propriedades o fazem servir, como já dissemos para os mais diferentes usos tendo sua capacidade terapêutica comprovada por diversas pesquisas.

Quem adquire o óleo puro consegue usá-lo para aliviar problemas de estômago e intestino, incluindo o mau-hálito.

Apenas uma gota do óleo de menta pode melhorar o hálito e aliviar azia, má digestão e até flatulências, diferente do oleo de cartamo emagrece mesmo que tem outras propriedades.

Outro benefício comprovado é para aliviar dores. Quem sofre com dores de cabeça pode encontrar neste óleo um remédio natural.

Basta diluir uma gota em um copo com água e massagear com os dedos o local da dor para sentir o alívio.

É óbvio que um médico deve ser consulta, pois as dores de cabeça podem ser sintomas de variadas enfermidades que precisam ser investigadas e tratadas, mas com ele o alívio será rápido.

O mesmo acontece com dores no corpo causadas por tensão nervosa. Massagear o local trará alívio e mais: quem tem insônia pode pingar uma gota nas mãos, esfregá-las e inalar o cheiro para acalmar os nervos e ter o corpo relaxado, fazendo o sono chegar.

oleo de menta como usar
menta como usar

Óleo de Menta Para Sinusite

Essa inalação com óleo de menta também serve para tratar a sinusite, pois o poder da menta irá trazer confronto para os dias de crise.

Para alívio mais imediato vale esfregar a região externa do nariz com um pouco de óleo para ajudar a desentupir e diminuir a dor causada pela sinusite.

Gripes e resfriados também podem ser aliviados com a menta. Além da inalação, você pode pintar uma gota no copo de água para expectorar o peito ou então misturar duas gotas do produto no chá morno (não pode estar quente) para ajudar a expectorar o peito mais rápido.

Óleo Menta Propriedades

Tudo isso só é possível sentir por conta das propriedades da menta que como falamos acima tem poder anti-séptico, calmante e analgésico.

Veja aqui informações sobre o óleo de pitanga e seus benefícios.

Oleo de Menta Puro e onde comprar

A indústria farmacêutica já atestou essas propriedades da menta, tanto que é possível encontrá-lo nos mais diferentes produtos.

Mas você também encontra o óleo de menta puro que você pode usar das maneiras como ensinamos acima, servindo tanto para massagens, como para ser consumido diluído em água ou em chás.

2 comentários em “Óleo de Menta Para Que Serve e Benefícios”

  1. o oe de menta, também é bom para espantar pernilongos e moscas? eu vi esta informação em um site, estou testando, e, realmente não fica um… CONFIRME. OBRIGADO

    Responder

Deixe um comentário