Com os desafios e as pressões a que estamos submetidos diariamente, muitas pessoas simples não suportam essas cobranças e acabam desenvolvendo sérias fobias ou até mesmo doenças psicológicas que podem colocar sua vida e sua saúde em risco.
Para o tratamento dessas enfermidades e a devolução da paz, tranquilidade e qualidade de vida entra em cena o psicoterapeuta. Profissional formado em psicologia ou psiquiatria, ele mantém uma relação mais próxima com o paciente para o tratamento de sua doença emocional.
O trabalho de um psicoterapeuta, no entanto, não produz resultados “da noite para o dia”. Para que seja possível notar uma melhora no paciente é preciso tempo. A psicoterapia, para atingir os resultados desejados, é um tratamento de médio e longo prazo.
Efeitos perceptíveis da psicoterapia
Quando realizada com frequência por um profissional habilitado e, principalmente, aceita sem resistências pelo paciente, a psicoterapia é capaz de promover a melhora da qualidade de vida desta pessoa, eliminar, modificar ou aliviar os sintomas reportados por ela ou, ainda, levá-la a uma autorreflexão sobre tudo aquilo que a prejudica.
Esse tratamento contribui também para a melhoria das relações interpessoais do paciente, interferindo ainda em seus pensamentos e comportamentos, diminuindo ou até mesmo suprimindo aqueles que tragam danos emocionais e/ou físicos.
Como a psicoterapia pode contribuir para melhorar a vida de um paciente
A psicoterapia tem efeitos benéficos para pacientes de ambos os sexos e de qualquer idade. Esse tratamento ajuda que estas pessoas tenham autoconhecimento e aprendam a lidar com seus problemas e suas emoções. Você pode encontrar um profissional em qualquer parte do país, como Rio, São paulo, ou mesmo uma psicologa vitoria es.
Por exemplo, a psicoterapia é extremamente eficaz para ensinar as pessoas a lidar com questões de afetividade, baixa autoestima, necessidade de amadurecimento, relações interpessoais, alterações de humor ou, ainda pensamentos confusos.
A psicoterapia tem se mostrado muito útil no tratamento, também, de doenças psiquiátricas, como a depressão, os transtornos de ansiedade, a síndrome do pânico, dentre outras enfermidades com grave potencial de prejuízo físico e emocional;
Tipos de psiquiatria
Embora existam diversas linhas de psiquiatria, existem algumas que são mais utilizadas nos tratamentos clínicos. São elas a terapia cognitiva comportamental (TCC), a psicanálise e a gestalt-terapia.
O tratamento na psiquiatria é feito individualmente, mas em alguns casos as sessões podem ser feitas com o casal, em grupo ou com membros da família. Estas últimas, em geral, buscam melhorar as relações emocionais dos envolvidos.
Por sua importância e papel no combate a doenças psiquiátricas, a psicoterapia é utilizada, algumas vezes, em conjunto com o tratamento médico, sendo recomendada a utilização de medicamentos, como antidepressivos ou drogas que controlem outros impulsos mais graves.
A importância do trabalho do psicoterapeuta é tamanha que pesquisas recentes apontaram que esse tipo de terapia contribui para que os remédios receitados façam ainda mais efeito, combatendo a doença mais rapidamente.
A utilização desses produtos, no entanto, vai variar de acordo com o caso do paciente, e dependerá exclusivamente do psicoterapeuta que estiver acompanhando essa pessoa.
Apesar das pressões e cobranças, ter uma boa saúde física e psicológica é fundamental. Por isso, ao menor sinal de que algo está errado, não hesite em procurar ajuda médica