Você está se alimentando bem? Descubra pelos sinais do seu corpo - Dieta do Ovo

Você está se alimentando bem? Descubra pelos sinais do seu corpo

A alimentação é imprescindível para a vida do ser humano, sendo responsável, inclusive, por parte do funcionamento do organismo. Portanto, é preciso estar constantemente atento aos hábitos alimentares, a fim de evitar distúrbios e doenças ligados a eles.

Quando não nos alimentamos de maneira correta, nosso corpo é diretamente afetado e começa a dar sinais de problema, podendo tratar-se de desnutrição. Mas, quais são esses sintomas? O que fazer para reverter esse quadro? Descubra as respostas para essas e outras perguntas e entenda mais sobre o assunto com a ajuda de Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

A desnutrição é uma situação clínica que ocorre pela ingestão ou absorção inadequada de nutrientes essenciais para as necessidades do organismo. Embora o quadro possa ser grave ou não, a especialista alerta para um grupo de risco: “Crianças, idosos e gestantes, particularmente, podem ter sérias consequências. Lembrando que isso não acontece apenas com quem come pouco, está associado, também, a alimentos pobres de nutrientes e com potencial inflamatório”.

Aproveitando melhor os nutrientes

Uma das sugestões da nutróloga é consumir frutas e verduras ainda frescas, pois elas perdem seus nutrientes com o passar do tempo. Além disso, ela dá a dica de não desperdiçar a água utilizada no cozimento de vegetais e reutilizá-la no preparo de outros pratos.

Outra recomendação é não submeter os alimentos a temperaturas muito altas e evitar batê-los no liquidificador muito antes do comer ou beber, por exemplo. O ideal é sempre prezar pelo consumo imediato. No entanto, caso opte por conservá-los, é fundamental fazer isso da maneira correta para cada comida.

Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. 

www.metropoles.com

Deixe um comentário