Para que serve uma balança de bioimpedância? - Dieta do Ovo

Para que serve uma balança de bioimpedância?

Muitas pessoas que decidem emagrecer ficam atentas apenas ao acompanhamento do peso. Porém, há muitas outras variáveis que podem indicar um emagrecimento saudável.

E estes indicadores corporais apenas podem ser medidos com balanças especiais, como as balanças de bioimpedância. Também chamadas de balanças inteligentes.

Esse tipo de balança está cada vez mais fácil de ser encontrada em clínicas e consultórios médicos e de nutricionistas.

São mais de 10 parâmetros corporais possíveis de se medir e registrar para um acompanhamento de perto pelos profissionais de saúde.

balança de bioimpedância

Encontre aqui algumas informações para optar pela melhor balança digital.

É importante destacar que, a balança de bioimpedância pode utilizada em conjunto com outros gadgets que podem melhorar bastante sua saúde, como pulseiras inteligentes e smartwatches.

Parâmetros corporais medidos por uma balança de bioimpedância

O parâmetro mais comum a ser medido é o peso. Além disso, é possível registrar os valores de: IMC (índice de massa corporal), gordura corporal, massa muscular, taxa de umidade, taxa de proteína, gordura visceral, metabolismo basal, tipo de corpo, pontuação de saúde, massa óssea, idade corporal e peso ideal.

Perfis de usuário

Com estas balanças inteligentes, também é possível guardar na sua memória os dados de inúmeros perfis de pessoas que desejam ser acompanhadas.

Ou seja, para uma família de cinco membros, todos podem ser acompanhados de perto e terem seus dados registrados ao longo do tempo.

Modos de operação

Uma enorme vantagem em possuir esse tipo de balança é a sua versatilidade de uso. Para medições de características corporais, o modo de operação correto é o estático.

Dessa forma, serão medidos todos os parâmetros corporais mais importantes do usuário, como IMC, massa muscular e outras taxas.

Porém, esse tipo de balança também permite sua utilização no modo dinâmico, na qual os usuários também podem pesar alimentos, ingredientes e outras proporções, como uma balança de cozinha.

Vale ressaltar que estas balanças possuem peso mínimo para funcionamento, como o valor de 100 gramas por medição.

Teste de equilíbrio

Outra funcionalidade bastante relevante nas balanças inteligentes é a de teste de equilíbrio.

Nessa função, os usuários ficam equilibrados em uma só perna e permanecem com os olhos fechados. E a balança irá identificar seu nível de habilidade nessa área.

Realizar atividades que melhoram o equilíbrio podem reduzir bastante o risco de quedas e, consequentemente, lesões graves.

Principalmente em pessoas com idade mais avançada, como os idosos, e pacientes de doenças que debilitam essa área motora.

Comunicação com aplicativo via comunicação Bluetooth

Outra inovação das balanças de bioimpedância mais avançadas está na possiblidade de comunicação direta, sem fio, com aplicativos de celular.

Sejam em smartphones Android ou com sistema operacional iOS.

As balanças identificam automaticamente cada componente da família e registram no aplicativo a série histórica das medidas corporais dos usuários.

Tudo isso via comunicação bluetooth e com baixo consumo de energia.

Também há possibilidade de utilizar modo visitante, na qual as medidas realizadas não ficarão armazenadas no histórico do aplicativo.

Design das balanças de bioimpedância

O design dessas balanças inteligentes são os mais variados possíveis. As mais modernas são bem compactas e com acabamento em vidro.

Dessa forma, podem ser colocadas em banheiros, mesmo os mais compactos, e passam quase que despercebidos.

Os indicadores são em displays de cristal líquido (LCD) ou em telas de LED, facilitando o acompanhamento dos parâmetros corporais e permitindo fácil visualização mesmo para pessoas com dificuldades de visão, como idosos e pessoas portadoras de deficiência visual moderada.

Vale a pena adquirir uma balança de bioimpedância?

Se você busca por comodidade e quer ficar por dentro de detalhes do seu corpo para ter uma vida mais saudável, com certeza vale a pena o investimento em uma balança de bioimpedância ou balança inteligente.

Deixe um comentário