Como deve ser a alimentação no pré e pós-treino

Como deve ser a alimentação no pré e pós-treino

A alimentação correta é uma grande aliada de quem busca desenvolver uma atividade física com bom desempenho e bons resultados.

Ela favorece não apenas a perda de peso, mas também a manutenção de um peso saudável e o aumento de peso, por meio do ganho de massa muscular.

Seja no pré ou no pós-treino, é essencial saber escolher bem os alimentos ingeridos para que eles se tornem aliados e não vilões.

alimentação no pré e pós-treino
alimentação no pré e pós-treino

Basicamente, a alimentação pré-treino deve garantir energia suficiente para a realização do esforço físico, e a alimentação pós-treino deve garantir a recuperação e síntese de novas substâncias, como glicogênio muscular e síntese muscular.

“Alimentos como pães, raízes e tubérculos garantem energia para atividades de longa duração e os alimentos fontes de proteínas, como leite e derivados, carnes, feijões e soja garantem aporte suficiente de aminoácidos para a recuperação e síntese muscular”, explica a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU, Ruth Lima.

O objetivo da alimentação pré-treino é nutrir sem causar desconforto gástrico ou intestinal durante a execução da atividade. “Em um treino de força, deve-se fazer uma boa reserva de fosfocreatina (um elemento fundamental para a contração muscular rápida) e de glicogênio muscular. Já em um treino aeróbio ou de endurance, basicamente deve-se ingerir uma refeição rica em carboidratos, pobre em lipídios e fibras”, destaca Ruth.

Para o pós-treino, Ruth explica a importância de refazer (o mais rápido possível) as reservas de carboidrato muscular, recuperando tecidos e favorecendo a síntese proteica.

“Pode-se consumir mais carboidratos, lipídios e um volume maior de refeição. Após uma atividade de força, pode-se optar por vitamina de banana, com sanduíche de queijo e peito de peru”, ressalta.

Durante a atividade, é indispensável manter a hidratação. Nos casos de atividades muito longas (ciclismo, maratona, triátlon…), deve-se fazer uma hidratação com reposição de açúcares e eletrólitos (sódio, potássio).

Também é importante lembrar que o uso de suplementos nutricionais deve ser feito sob estrita orientação de um nutricionista.

Deixe um comentário