Dicas de como preparar alimentos mais saudáveis

Como está a sua alimentação? Costuma escolher alimentos mais saudáveis? Será que está acertando na hora de prepará-los? Saiba isso e muito mais nesse artigo.

O mundo mudou e, felizmente, muito por conta dos avanços da tecnologia e de todo o acesso à informação, as pessoas estão mais conscientes e, nesse sentido, entendendo que uma saúde perfeita passa, necessariamente, por uma boa alimentação, pela escolha de alimentos mais saudáveis.

Melhora sua saúde 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo vive uma epidemia de obesidade que é uma doença, SIM, e que pode desencadear uma série de outras enfermidades.

Doenças como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão são consideradas as doenças que mais matam e, o que é mais alarmante, é que todas estão relacionadas com a má alimentação.

Por isso, resolvemos criar esse artigo com dicas importantes que vão desde a forma correta de preparar até a escolha do alimento.

Você já se perguntou se está sabendo escolher bem um alimento e prepará-lo da forma mais adequada? 

Geralmente, quando compramos algum alimento priorizamos a sua aparência, então, realmente, a aparência é um indicador fundamental para sabermos se o alimento está próprio para o consumo, porém, ele não é o único fator a ser considerado.

como preparar alimentos mais saudáveis

A verdade é que a aparência, por si só, não deve servir como um indicador de que o alimento está estragado ou não, até porque já existem truques para burlar esses sinais.

Vale ter em mente que somente através do olfato e do paladar que determinadas moléculas são detectadas, impossível de se perceber apenas com os olhos.

Por isso, confira abaixo algumas dicas de como comprar alimentos saudáveis.

Dicas de como preparar alimentos mais saudáveis

Não adianta nada escolher alimentos mais saudáveis e acabar colocando tudo a perder com formas de preparo inadequadas, para evitar isso, confira essas dicas:

  1.  Antes de preparar sua alimentação, sempre lave muito bem as mãos com água e sabão, e depois passe álcool a 70%;
  2. Procure manter a higiene da cozinha, limpando sempre as superfícies com água quente e sabão, ou desinfetante, e trocando com frequência itens como a esponja de lavar louças e panos de pratos;
  3. Mesmo que for descascá-los, sempre lave muito bem os legumes, frutas e verduras, e no caso de hortaliças, esse cuidado deve ser redobrado, separando folha por folha, lave com água potável corrente, deixe 15 minutos em solução higienizadora, depois enxague muito bem em água potável;
  4. Procure consumir os alimentos enquanto ainda estão frescos, pois depois de um tempo eles perdem alguns nutrientes;
  5. Nunca descongele em temperatura ambiente;
  6.  Consuma as sobras guardadas em geladeira, em um prazo de, no máximo, quatro dias, e numa temperatura de 5ºC;”
  7. Procure seguir corretamente as instruções nas embalagens.
  8. Procure sempre cozinhar seus alimentos com os métodos de cocção mais saudáveis, e sem frituras.

Cuidados para comprar alimentos mais saudáveis

Como podemos ver, não se deixar levar pela capa do livro também serve na hora de fazer compras, não é mesmo? Então, confira abaixo algumas dicas que vão garantir alimentos mais saudáveis em sua mesa!

  1.  Deixe sempre para comprar os frios por último, assim como congelados e refeições quentes. Caso desconfie que irá demorar mais de 30 minutos para chegar em casa, coloque esses itens em sacolas ou bolsas térmicas;
  2. Opte sempre por alimentos frescos, principalmente, no caso de carnes e peixes, que devem ser rigorosamente frescos. No caso de peixes, verifique se as escamas estão brilhantes e bem grudadas ao corpo, e se a carne deve estar firme e não mole, se o rabo está úmido e não dobrado e seco, se os olhos estão brilhantes com as pupilas pretas e as córneas transparentes, as guelras devem estar vermelhinhas, e sinta se o cheiro está bom. A dica é procurar comprar perto de casa, para manter o alimento mais fresco.
  3. Sempre verifique se a embalagem não tem sinal de violação, se está rasgada ou amassada, e se é um produto que deveria estar resfriado e não está;
  4. Sempre verifique a validade do produto, principalmente, dos que estão com ofertas incríveis ou promoção, se a validade estiver por vencer, procure consumi-los o mais rapidamente possível, lembrando que mesmo que pareça normal, se estiverem com o prazo de validade vencido, podem fazer mal à saúde;
  5. Não deixe de ler o rótulo e a composição do alimento, a quantidade de aditivos acrescentados e, principalmente, no caso de ter crianças em casa, mulheres grávidas, ou idosos acima de 70 anos, pessoas mais vulneráveis às doenças transmitidas por alimentos;
  6. Sempre coloque peixes e carnes em sacolas diferentes, para não correr o risco de se contaminarem;
  7. Não esqueça de, se usar sacolas reutilizáveis, lavá-las sempre com água quente e sabão.

Deixe um comentário