As melhores proteínas são os blocos de construção do nosso corpo. Eles são compostos de aminoácidos, que vêm em 20 tipos diferentes.
Algumas proteínas nos ajudam a digerir os alimentos e produzir energia, enquanto outras nos ajudam a crescer e reparar as células.
As proteínas podem ser encontradas em todos os organismos vivos, desde bactérias até plantas e animais.
Existem três tipos principais de proteínas: estruturais, reguladoras ou metabólicas. As proteínas estruturais formam a estrutura das células e tecidos; eles estão envolvidos na divisão celular, contração muscular e transmissão nervosa.
Proteínas reguladoras controlam processos como níveis de açúcar no sangue ou divisão celular; alguns regulam outras proteínas dentro das células, ligando-as ou desligando-as.
As proteínas metabólicas quebram os nutrientes em moléculas menores que podem ser usadas para produção de energia ou outros propósitos dentro de uma célula.
Melhores Proteínas para manter uma dieta balanceada
As proteínas são um componente chave de qualquer dieta saudável. Eles são importantes para o crescimento e reparo muscular, crescimento celular e produção de hormônios.
As proteínas também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
Existem dois tipos principais de proteínas: proteínas completas e proteínas incompletas. As proteínas completas fornecem todos os aminoácidos essenciais de que o corpo precisa, mas as incompletas não.
Os melhores tipos de proteína para manter uma dieta equilibrada incluem fontes de origem vegetal, como feijão, lentilha, produtos de soja, quinoa, nozes, sementes e fontes de origem animal, como carne bovina, peito de frango, leite e ovos.
Desta forma, iremos mostrar alguns tipos de proteínas existentes. Acompanhe.
4 – Proteína Vegetal
A proteína vegetal é uma importante fonte alimentar para vegetarianos e veganos.
Também é uma ótima alternativa à proteína animal para pessoas alérgicas a ovos, laticínios ou outros produtos de origem animal. Existem muitos tipos diferentes de proteína vegetal que você pode comer.
Alguns exemplos incluem feijão, lentilha, soja, tofu, lisina e brócolis.
O tipo mais comum de proteína vegetal é a soja. A soja tem a maior quantidade de proteína por porção em comparação com outros tipos de proteínas vegetais.
A proteína vegetal é um tipo de proteína que vem das plantas e vegetais. Muitas vezes é usado como uma alternativa à carne.
Veganos e vegetarianos que desejam uma alimentação saudável podem optar por comer mais vegetais com alto teor de proteína, como soja, feijão, ervilha, lentilha e nozes.
O consumo de proteína vegetal pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito por períodos mais longos e também obterá todas as vitaminas, minerais e nutrientes provenientes da ingestão de vegetais.
Algumas pessoas podem não conseguir consumir proteína vegetal suficiente apenas por meio de sua dieta.
Nestes casos, podem recorrer a suplementos ou pós contendo proteínas vegetais para satisfazer as suas necessidades diárias.
3 – Proteína animal
Proteína animal é um termo usado para se referir a proteínas derivadas de animais. Essas proteínas são um componente chave da nutrição humana e podem ser encontradas em todas as células vivas.
A proteína animal é a fonte mais popular de proteína alimentar no mundo, pois fornece todos os nove aminoácidos essenciais que os humanos precisam.
A proteína animal é um alimento que contém proteínas derivadas de animais. Inclui carnes, aves e frutos do mar.
As fontes animais mais comuns de carne são carne bovina, suína, ovina e de frango. Estes também são os tipos de carne mais populares do mundo.
Outros tipos de proteína animal incluem carnes de caça, órgãos como fígado e tripas.
2 – Proteína do ovo
A proteína do ovo é uma ótima fonte de proteína para atletas e pessoas que praticam esportes e atividades físicas. Pode ser consumida crua, cozida ou como ingrediente em outros pratos.
Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer. Eles são uma boa fonte de vitaminas A, D, E e K, além de muitos outros nutrientes.
Um ovo contém cerca de 6 gramas de proteína, o que representa cerca de 12% das necessidades diárias.
Um ótimo suplemento que pode ser feito a partir do ovo é a albumina, um derivado do ovo que é extraído após processo e beneficiamento do ovo.
1 – Proteína do Leite
A proteína do leite é uma proteína extraída do leite. Pode ser usado em vários produtos diferentes, como iogurte, queijo e sorvete.
As proteínas do leite são compostas principalmente de caseína e proteínas do soro do leite.
A caseína coalha quando aquecida ou misturada com ácido, enquanto o soro permanece solúvel.
A proporção desses dois tipos de proteína varia dependendo do tipo de leite e do método de processamento usado para extrair as proteínas.
O tipo mais comum de proteína do leite é o leite em pó desnatado, que contém cerca de 87% de caseína e 13% de proteínas de soro de leite.
Alguns derivados do leite podem ser produzidos como, por exemplo, o Whey Protein que é extraído a partir de um processo no soro do leite.