Como começar uma dieta cetogênica? – Aprenda passo a passo! - Dieta do Ovo

Como começar uma dieta cetogênica? – Aprenda passo a passo!

Como começar uma dieta cetogênica? Em uma dieta cetogênica, 70% a 80% do total de calorias geralmente vêm de gorduras saudáveis.

Os 20% a 30% restantes das calorias vêm de carboidratos e proteínas. Leia conosco e aprenda a como começar uma dieta cetogênica, vamos lá!

O que é a dieta cetogênica?

Essa dieta coloca seu corpo em um estado conhecido como “cetose”. Nesse estado, seu corpo queima gordura principalmente para suprir as necessidades de energia. Para entrar e permanecer nessa cetose, a ideia é consumir o mínimo possível de carboidratos e açúcar, menos de 50g por dia.

Isso garante que seu corpo comece a queimar os carboidratos restantes presentes, o que muda para glicose armazenada, antes que as cetonas cheguem. As cetonas são produzidas pelo fígado sendo utilizadas pelo corpo para a produção de energia e funções cerebrais importantes.

As cetonas são “super combustíveis” celulares. O foco aqui está em uma dessas cetonas, o “beta-hidroxibutirato (BHB)”, que estimula processos poderosos e benéficos.

O beta-hidroxibutirato é importante para a regulação dos genes, regulação de inflamações, atividades do sistema imunológico e função antioxidante do corpo. Essa importante cetona é uma das razões fundamentais pelas quais a dieta cetogênica funciona tão bem.

Antes aprender a como começar uma dieta cetogênica, é uma boa ideia consultar o seu médico, mais especificamente um bom nutricionista, principalmente se esta for sua primeira vez em uma dieta desse tipo.

Principais benefícios para a saúde de uma dieta cetogênica

Possibilita a perda de peso

Pesquisas mostram que algumas pessoas que aprenderam a como começar uma dieta cetogênica e se exercitam, perderam uma quantidade de peso considerável, é uma forma de como emagrecer com saúde.

A partir de um estudo de longo prazo, durante 24 semanas de uma dieta cetogênica, o IMC dos participantes foi significativamente reduzido. Esses resultados foram alcançados graças ao sucesso de uma dieta cetogênica bem elaborada, rica em gorduras boas e com baixos carboidratos.

Melhora a saúde cardiovascular

Se há um mito que existe na saúde que deve ser desmascarado, é o antigo mito de que a gordura obstrui os vasos sanguíneos, levando à doença coronariana. A causa subjacente da doença cardíaca é a inflamação, resultando no espessamento da parede arterial. Uma dieta cetogênica gera um tipo de resposta saudável do corpo à inflamação.

dieta cetogênica
Dieta cetogênica – Reprodução

Promove a saúde do cérebro

Uma grande vantagem de aprender a como começar uma dieta cetogênica é que ela garante um aumento na produção e liberação de cetonas. As cetonas estimulam a síntese de novas redes neurais no cérebro e apoiam a função cerebral geral.

Níveis de energia aumentados

Manter os níveis de energia, especialmente durante um treino ou quando você está tendo um dia agitado, pode ser bastante complicado se você obtiver sua energia dos carboidratos. Quando seu corpo está em cetose, ele usa gordura como combustível e abastece o cérebro com cetonas para manter os níveis de energia.

Como começar uma dieta cetogênica passo a passo?

Etapa 1: jejum

Comece jejuando por um a dois dias. Certifique-se de beber bastante água nos dias dos jejuns, isso forçará o corpo a queimar todos os carboidratos disponíveis. Uma excelente forma de impulsionar o seu corpo na direção certa., Mas certifique-se de consultar seu médico antes de iniciar o jejum.

Etapa 2: procure os alimentos certos para cetose

Agora é a hora de estocar produtos cetônicos para que você esteja pronto a começar sua nova dieta assim que terminar o jejum. Você precisa de muitas gorduras saudáveis, como abacate e óleo de coco, além de proteínas. Itens simples para começar incluem cogumelos, brócolis, frutos do mar, aves, ovos, queijo e iogurte grego.

Etapa 3: procure um suplemento cetônico

Compre produtos cetônicos e com baixo teor de carboidratos. Esses produtos o ajudarão a como começar uma dieta cetogênica de forma mais fácil. Prefira suplementos em pó, pois com esses shakes para emagrecer fáceis de misturar, você não precisa se perguntar se está obtendo a quantidade certa de gordura, proteína e carboidratos.

Use-os como um substituto de refeição ou os adicione a shakes ou até mesmo a sopas. Mas é claro que você também pode usá-los para cozinhar ou assar, as possibilidades com esses suplementos em pó são infinitas, além dos sabores, serem totalmente agradáveis ao paladar. Procure lojas de suplementos especializadas, isso ajudará você a não errar no sabor que atende a sua necessidade.

Existem diversas formas e modelos de suplementos, sendo que cada um é indicado para um tipo de pessoa. Então, novamente recomendamos que você entre em contato com seu médico pessoal ou nutricionista especializado para que possa melhor lhe orientar na escolha do suplemento correto!

Etapa 4: Prepare bem suas refeições

Planeje o que você comerá na primeira semana, assim estará bem preparado, monte suas saladas com antecedência, principalmente as que precisam de uma lavagem mais cuidadosa, como as folhas.

Não se esqueça de que a maioria das leguminosas precisa de até 12 horas de molho em água fria para evitar gases indesejados. Quando você já estiver acostumado com os alimentos e nutrientes que seu corpo necessita, poderá criar seus próprios pratos que contêm as quantidades certas de tudo que você realmente gosta.

Esse período de adaptação muda de pessoa para pessoa, afinal, cada organismo responde de um jeito a mudança alimentar, mas geralmente dentro de 2 a 3 semanas seu corpo já terá se acostumado com a nova rotina alimentar que você acabara de implantar.

Etapa 5: siga em frente

Certifique-se de que está fazendo exercícios suficientes. Esteja você em um estilo de vida cetogênico tentando perder peso ou alcançar uma saúde ótima, você não pode ficar sem fazer exercícios. Se você ainda não tem uma rotina que incluem exercícios, certifique-se de escolher uma atividade que goste.

Trinta minutos de caminhada rápida, três a quatro vezes por semana, é uma ótima maneira de se mexer. Patine, ande de bicicleta ou corra, mas pelo menos se certifique de que irá se divertir, já que dietas não são assim tão divertidas. Esportes e danças também são bons para a digestão, e isso é absolutamente importante quando você inicia um estilo de vida cetogênico. Até a próxima!

Deixe um comentário