Os sabores, os cheiros, o processo de cozimento de uma dieta balanceada, muitos amam a comida de todo o coração.
Contudo, mudar para alimentos leves de baixa caloria mata qualquer desejo crescente de modificar seus hábitos alimentares e definir sua vida em um caminho mais saudável.
De fato, dietas populares às vezes contribuem para esse mito. Enquanto isso, sobreviver com uma alimentação extremamente restrita pode parecer horrível, e, na verdade é.
Leia este artigo para desmascarar um dos mitos de dieta mais persistentes e descobrir como perder peso quando você ama comida.
Para mais conteúdos como esse acesse nosso site aqui
O que é uma dieta balanceada?
Perder peso quando você adora comer, você precisa entender que uma dieta balanceada não implica automaticamente em refeições repetitivas e de baixa caloria sem sabor.
Portanto, uma dieta equilibrada é um plano nutricional que contém todas as vitaminas e macro nutrientes indispensáveis para o correto funcionamento do seu organismo.
Uma alimentação saudável é uma obrigação não só para a perda de peso, mas também para a manutenção da saúde.
Afinal, mesmo satisfeito com seu peso, você ainda precisa seguir uma dieta adequada para se proteger de possíveis problemas de saúde que podem surgir no futuro.
Alimentação balanceada está ligada à redução da obesidade, bem como à redução dos riscos de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer.
A ingestão de energia deve vir de frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, nozes, legumes, grãos integrais, proteínas, de preferência de frutos do mar.
Como você pode ver, uma dieta balanceada implica no consumo de uma enorme variedade de alimentos diferentes.
Mas na realidade, se você realmente ama comida, uma dieta equilibrada pode proporcionar uma infinidade de novas experiências alimentares.
O que comer se você quiser perder peso?
Grãos integrais
Os grãos integrais são notavelmente ricos em carboidratos e fibras. De fato, adicionar cevada, arroz integral e selvagem, trigo sarraceno ou milheto ao seu cardápio diário pode aumentar sua energia.
Assim como, ajuda a perder quilos indesejados e reduzir os riscos cardiovasculares.
Folhas Verdes
Folhas verdes como couve, espinafre e rúcula protegem você contra doenças graves, como doenças cardíacas, certos tipos de câncer, degeneração macular e diabetes tipo 2.
Leguminosas
As leguminosas são incrivelmente ricas em proteínas vegetais, de fato, são mais saudáveis do que as de origem animal, e estão ligadas à redução do risco de doenças cardíacas, pressão arterial reduzida e níveis reduzidos de colesterol
Nozes
Nozes como amêndoas e nozes melhoram a condição do seu corpo como um todo. Eles também são uma fonte vital de ácidos graxos poli-insaturados ômega-6 e ômega-3.
As nozes são tão boas que podem proteger contra diabetes tipo 2 e câncer.
Laticínios
Produtos lácteos: o kefir, o queijo cottage com baixo teor de gordura e os iogurtes naturais sem adição de açúcar fornecem proteínas e cálcio, indispensáveis para os ossos e os dentes, e melhoram a digestão.
Peixes do mar
Os peixes do mar contêm muita proteína e ácidos graxos ômega-3 essenciais. Frutos do mar ajudam a manter a visão, mantém sua pele macia, amplifica seu desempenho intelectual e até reduz o risco de depressão.
Frutas e bagas
Frutas e bagas hidratam a pele e protegem o corpo de inflamações e doenças. Eles contêm toneladas de vitaminas e minerais também.
Você deve evitar alimentos fritos, refrigerantes açucarados, hambúrgueres, ketchup e molhos gordurosos semelhantes, salsichas e outros produtos de carne processada, doces e sucos embalados.
Afinal, seu cardápio não deve conter produtos com gorduras trans, adoçantes artificiais ou conservantes prejudiciais.
Como você pode ver, há uma grande variedade de produtos, e uma diversidade ainda maior de pratos para cozinhar.
Como ter uma dieta balanceada se você gosta de comer comidas não saudáveis?
Ao perguntar como perder peso quando você gosta de comida, as pessoas geralmente se referem a alimentos prejudiciais cheios de gordura, açúcar, sódio e conservantes artificiais.
Por um lado, há cultura. Pesquisas recentes apontam que a maioria dos americanos considera comidas não saudáveis saborosas, enquanto a maioria dos franceses sente o contrário.
Isso sugere que os americanos são bombardeados com mensagens de marketing que glorificam alimentos não saudáveis, então, sem surpresa, essa ideia penetrou em seu subconsciente.
Então, por um lado, há uma representação cultural da comida, que retrata os alimentos nocivos como saborosos, e os saudáveis como sem graça.
Por outro lado, existem razões biológicas pelas quais você gosta tanto desse tipo de alimento.
Os seres humanos são biologicamente programados para liberar serotonina quando obtêm sódio, açúcar e gordura.
Isso porque os dois últimos são fontes densas de energia necessárias para a sobrevivência.
Com o desenvolvimento da civilização, porém, os humanos aprenderam a produzir alimentos com imensas quantidades desses componentes, de modo a desencadear uma resposta positiva.
Alimentos não saudáveis e a vontade emocional de comer, como ter uma dieta balanceada?
Outras razões que nos fazem recorrer aos alimentos não saudáveis, são comer emocionalmente ou comer quando entediado.
Na verdade, você pode não gostar muito dessas comidas. Em vez disso, você pode estar tentando desesperadamente preencher um vazio emocional em sua alma ou lidar com a ansiedade e a depressão.
Quando comemos enquanto estamos entediados ou estressados, o que realmente está acontecendo é o esforço para tentar acordar os neurônios dopaminérgicos para que você possa se sentir bem novamente.
É isso que torna a alimentação emocional uma ferramenta de enfrentamento para o estresse, a ansiedade ou o tédio.
Mas como parar de comer tanto e ter uma dieta balanceada?
Embora mastigar o prato na frente do laptop possa não parecer uma causa de ganho de peso, comer enquanto está distraído tem um impacto real no seu peso.
Isso ocorre porque quando você está fazendo outra coisa enquanto come, você não está prestando atenção ao quanto consome e tende a continuar comendo automaticamente, mesmo que já esteja cheio.
Ao mesmo tempo, a boa e velha tradição dos jantares em família permite que você coma mais devagar e se conecte com seus entes queridos.
Além disso, você deve manter o smartphone afastado durante as refeições, pois pode se distrair.
Comer enquanto faz outra coisa não é ideal quando você está tentando manter seu peso nos trilhos.
Gostou do post?
Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como emagrecer com saúde!